Create
Learn
Share

Petróleo III

rename
fisicalebe90's version from 2018-04-03 21:03

Section

Question Answer
Uma trapa contém água, óleo e/ou gás, podendo apresentar contatos bruscos ou transicionais, e de inclinação variável (horizontal sob condições hidrostáticas, ou inclinado sob condições hidrodinâmicas).VERDADEIRO.
Spill point é o ponto mais alto da trapa.FALSO. o ápice ou crista corresponde ao ponto mais alto da trapa e o ‘’spill point’’ representa o ponto mais baixo onde pode ser encontrado petróleo,
"Fechamento" é a distância vertical entre o ápice e o ‘’spill point’’.VERDADEIRO.
Anticlinais associados a trapas estruturais são associados a falhas normais, mas não a falhas reversas.FALSO. Anticlinais associados a falhas reversas ou normais constituem o tipo de trapa estrutural mais comum.
As trapas estratigráficas são aquelas resultantes de variações litológicas, podendo ser de origem deposicional (ex: recifes, lentes de arenitos, etc) ou pós-deposicional (ex: truncamentos, barreiras diagenéticas, etc).VERDADEIRO.
As trapas hidrodinâmicas formam-se em áreas onde o fluxo descendente de água retém o petróleo sem nenhum tipo de fechamento estrutural ou barreira estratigráfica.VERDADEIRO.
Para que seja possível a formação de uma jazida petrolífera, é fundamental que a formação da trapa seja contemporânea ou anteceda a geração e migração do petróleo. VERDADEIRO.
Rochas selantes devem apresentar baixa permeabilidade e baixa pressão capilar, de modo a impedir a migração vertical do petróleo.FALSO. Rochas selantes devem apresentar baixa permeabilidade associada com alta pressão capilar, de modo a impedir a migração vertical do petróleo.
Os ---, especialmente a ---, são os capeadores mais eficientes, embora os --- sejam os mais comuns nas acumulações de petróleo.Os evaporitos (especialmente a halita) são os capeadores mais eficientes, embora os folhelhos sejam os mais comuns nas acumulações de petróleo.
Trapas de petróleo são originalmente preenchidas com água. Gás e óleo fluem para dentro da trapa depois, para substituir a água.VERDADEIRO. Como gás e óleo são mais leves, a trapa é preenchida desde o topo até o spill point.
Trapas devem ser seladas em dois lados para ser efetivas.FALSO. Trapas devem ser seladas em quatro lados para ser efetivas.
Fluidos podem fluir de um reservatório para outro.FALSO. Fluidos não podem fluir de um reservatório para outro.
Trapas --- são formadas por uma inconformidade angular. Trapas --- são formadas pela deposição da rocha reservatório. Trapas --- são formadas pela deformação da rocha reservatório, como uma falha ou dobra.Trapas estratigráficas secundárias são formadas por uma inconformidade angular. Trapas estratigráficas primárias são formadas pela deposição da rocha reservatório . Uma rocha estrutural é formada por uma deformação da rocha reservatório, como uma falha ou dobra.
Um recife calcário completamente encapado por folhelho é um exemplo de trapa ---.Estratigráfica primária.
memorize